LIBRAS

•  Postado por CBS, 2009 • 

O que é Linguagem?

É a capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar e expressar seus pensamentos. É o sistema de comunicação natural (comunicação no sentido amplo).

O que é Língua?

É o conjunto das palavras e expressões, faladas ou escritas, usadas por uma nação. A língua de uma nação, o idioma, possui sua própria estrutura, dividindo-se em: sintaxe, fonologia, morfologia, semântica e pragmática.

O que é a Língua de Sinais?

É a primeira língua dos Surdos. É uma língua natural e muito rica em seus diversos níveis lingüísticos, que são o sintático, o morfológico, o semântico, o pragmático e o querológico; cujos queremas compõem-se em 5 parâmetros:

- Configuração de mão;
- Ponto de articulação;
- Movimento;
- Orientação;
- Expressão facial e/ou corporal.

O que é Libras?

Conforme a Lei nº 10.436 oficializada em 24 de Abril de 2002, Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais.

Percepção visual e as expressões faciais e corporais são os fatores fundamentais da Língua Brasileira de Sinais. A Libras não é universal. Cada país tem a sua própria língua, com as suas próprias estruturas gramaticais.

O que é o Alfabeto Manual?

É a datilologia. No alfabeto manual a língua escrita serve de base para as palavras serem digitadas através das mãos. A datilologia é utilizada para soletrar nomes de pessoas, ruas, objetos ou palavras que não possuam sinais.

O que é a Configuração de Mãos?

Configuração de mão é um dos parâmetros gramaticais da língua de sinais. As configurações de mãos, que também podem ser da datilologia, são as formas feitas pelas duas mãos ou pela mão predominante do emissor ou sinalizador de Libras.


As ilustrações presentes neste folder são de autoria de Tadeu de Souza - RJ

O que a CBS oferece em seus cursos de Libras?

- Capacitação de intérpretes de Libras.
- Capacitação de instrutores de Libras;
- Capacitação de agentes multiplicadores de Libras;

A CBS - Confederação Brasileira de Surdos, oferece cursos de Libras para professores, profissionais da educação, saúde e quaisquer outros interessados com certificado de formação.

Faça parte do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Libras, Educação, Linguagem e Surdez entrando em contato com a Coordenadora e Pesquisadora Myrna Salerno.

INSCRIÇÃO: São Paulo - Minas Gerais